As cirurgias para tumores renais são chamadas NEFRECTOMIAS e podem ser PARCIAIS, quando preservam o Rim operado, retirando apenas o nódulo ou o tumor renal. Temos também as chamadas RADICAIS quando é retirado o rim por completo juntamente com o tumor e as TOTAIS quando é retirado o rim por outro motivo como infecção ou perda da função. O tipo de nefrectomia irá depender da patologia de base e quando a etiologia é um câncer dependerá do tamanho e localização do tumor.
A cirurgia é realizada basicamente de duas formas
NEFRECTOMIA ABERTA: Nesta é realizado um corte na região lateral do abdome, no lado desejado, para a realização da cirurgia. É o método mais tradicional para abordar tumores renais, mas apresenta como desvantagem um aumento na dor pós-operatória e uma recuperação um pouco mais lenta, além de uma cicatriz maior.
NEFRECTOMIA LAPAROSCÓPICA OU ROBÓTICA: Nesta são realizados pequenos orifícios no abdome por onde são introduzidas pinças e uma câmera que auxiliam o cirurgião a realizar o procedimento com suas próprias mão (laparoscópica) ou com o auxílio de um robô (robótica). É um método mais moderno porém requer grande treinamento para a sua realização.
As vantagens desta última são abordar tumores renais de todos os tamanhos e localizações, assim como uma melhor visualização das estruturas com a sua magnificação. Apresenta também como qualidade menor dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida com um retorno às atividades de forma mais precoce, além de uma cicatriz e um período de internação menores.
Dr. Saulo Recuero