O implante de prótese peniana é indicado para os pacientes que não respondem aos demais tratamentos ou que possuam alguma contraindicação.
Hoje, temos duas classes de prótese peniana, as infláveis e as maleáveis.
PRÓTESE MALEÁVEL: é a prótese mais utilizada no Brasil pelo baixo custo. A prótese é composta por dois cilindros revestidos por silicone rígido e maleável que ficam escondidos dentro dos dois corpos cavernosos do pênis.
Os cilindros não interrompem o fluxo da urina ou da ejaculação. Também não alteram a sensibilidade do pênis ou a ereção (tumescência da glande do pênis) do corpo esponjoso do pênis, não alterando os orgasmos do paciente. Para a relação sexual basta posicionar a prótese como desejar que ela possibilitará o ato sexual satisfatório.
PRÓTESE INFLÁVEL: é a prótese mais utilizada nos EUA por ser mais fisiológica. A prótese inflável pode ser basicamente de dois tipos:
Os componentes ficam escondidos e não podem ser vistos de fora.
Os cilindros do implante peniano são preenchidos quando bombeados por uma solução salina estéril proporcionando uma ereção fisiológica.
Para desencadear a ereção o paciente deve comprimir uma bomba localizada no escroto, realizando o número de bombas necessárias para proporcionar uma ereção completa. Assim, este implante peniano irá fornecer ao paciente uma ereção pelo tempo que ele desejar, possibilitando orgasmos e a continuação de relações sexuais.
Dr. Saulo Recuero